Via Pública

Square
previous arrow
next arrow
ArrowArrow
Slider

O que é um projeto transmídia?

‘Transmídia storytelling’ é um termo que se refere à maneira como uma história é contada. Assim, um projeto transmídia se desdobra por múltiplas plataformas, sendo cada uma delas um complemento, e não uma duplicação, da narrativa que se expande. Via Pública foi planejado desde sua criação para acontecer em múltiplas plataformas, tendo seu foco principal voltado para a televisão e contando com as mídias sociais como uma introdução ao projeto ao se criar uma comunidade de interessados no tema.

Mídias Sociais

A franquia ciclista foi introduzida por uma combinação de conteúdos criados para o Facebook e Instagram. Durante 9 meses, os produtores de Via Pública alimentaram um fiel público com fotografias, contos, depoimentos, GIFs, vídeos e links, atingindo mais de 370 mil pessoas nas mídias sociais. O projeto multimídia também repercutiu entre os meios de comunicação da região Sul do país. Como na Zero-Hora (1 menção no jornal impresso, 1 menção no digital); Mashup Café (TV Urbana); Rádio Unisinos FM e na plataforma Beta Redação. A Social de Encerramento das foto-histórias, organizada pela equipe no dia 15 de Julho de 2017, no Quintal Cultural, contou com um público de 138 pessoas. Além da exposição das fotografias e ilustrações, o evento ainda ofereceu uma ação em parceria com a marca de manufaturamento de bicicletas, Spino Bike, e com a bici-mensageira Pedal Express de entrega de cartões-pessoais personalizados do projeto.

Série Televisiva

Em 2019, entra em produção a série de televisão Via Pública, com produção da produtora Sofá Verde Filmes. O projeto será desenvolvido em 4 episódios de 26 minutos, abordando histórias fictícias de diferentes ciclistas a cada capítulo. O projeto é um dos vencedores do edital SEDAC 17/2016 – FAC de Produção Audiovisual e tem seus canais de distribuição ainda a serem divulgados. 

Para informações sobre a compra dos direitos de exibição do projeto, entre em contato aqui.

Sinopse

Em uma Porto Alegre caoticamente contemporânea, indivíduos das mais variadas realidades pedalam suas bicicletas por prazer, lazer ou necessidade. Cada qual com seu drama, eles compartilham as sensações contrastantes de liberdade e insegurança que só quem costura o trânsito frenético do dia a dia conhece.

Mas a via é pública. A vida, às vezes, é dura. E cabe a nós fazer a roda girar.

Ficha Técnica – Mídias Sociais

Criação: Gabriel Motta, Vitória Monteiro
Direção de Criação: Gabriel Motta
Produção: Gabriel Motta, Nicole Fochesatto, Vitória Monteiro
Assistência de Produção: Carlota Araujo
Fotógrafos: Biel Gomes, Gabriel Carpes, Martino Piccinini
Fotógrafos Convidados: Danilo Christidis, Joana Berwanger
Escritores: Eleonora Loner, Gabriel Motta
Ilustrações: Rapha de Lucca
Identidade Visual: Lais Dornelles
Mídias Sociais: Gabriel Motta, Vitória Monteiro
Financiamento: Pró-cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do RS

Ficha Técnica – Mídias Sociais

Criação: Gabriel Motta, Vitória Monteiro
Empresa Produtora: Sofá Verde Filmes LTDA
Direção: Gabriel Motta
Roteiro: Eleonora Loner, Gabriel Motta
Produção Executiva: Lucas Cassales
Financiamento: Pró-cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do RS